google.com, pub-7218103450974025, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Decoração de apartamento pequeno - 18 Dicas infalíveis
top of page
  • Foto do escritorRenan Leite

Decoração de apartamento pequeno - 18 Dicas infalíveis


Hoje em dia os apartamentos estão muito pequenos, devido ao inchaço das grandes cidades. Com isso a decoração dos apartamentos ficam muito prejudicadas, causando muita dificuldade e dor de cabeça para os seus proprietários.

Dessa forma, nós temos que compensar a falta de espaço com muita criatividade e funcionalidade, essas duas palavras são importantíssimas, então, sempre tenham elas em mente ao iniciar a decoração e o planejamento do seu apartamento.

A seguir iremos passar a principais dicas para a decoração de apartamentos pequenos.

Dicas rápidas

Espelhos: Sempre são muito uteis quando o assunto é espaços reduzidos, eles dão amplitude ao ambiente trazendo a sensação que o espaço é maior do que a realidade.

Transparência: Móveis e objetos transparentes ajudam muito em espaços pequenos, eles criam aparência de continuidade nos ambientes, diferente de objetos opacos que criam barreiras visuais que podem deixar o apartamento com aspecto comprimido.

Cores claras: Priorize as cores claras, elas não pesam o ambiente. Não esqueça que você pode usar cores, porém evite exageros.

Iluminação: A falta de iluminação é um dos principais problemas na decoração de apartamentos pequenos. Por isso aproveite ao máximo a iluminação natural, ela pode ajudar muito no conforto e na percepção de amplitude do espaço, caso o seu apartamento tenha problemas com a entrada de luz natural, use com estratégia a iluminação artificial sempre priorizando a luz branca.

Dicas para Cozinha

Prateleiras: Elas por serem abertas trazem amplitude, diferentes de armários fechados que reduz o espaço útil. As prateleiras podem ser trocadas por armários com portas de vidro.

Eletrodomésticos em aço: Ótima opção para trazer claridade para os ambientes, eles exercem uma função parecia com os espelhos.

Revestimento Branco: A cor branca é muito interessante, pois é uma excelente refletora de luz, trazendo luminosidade e por consequência a sensação de amplitude. Explore essa dica!

Móvel planejado: A cozinha geralmente é o cômodo mais prejudicado nos apartamentos, por isso móveis planejados são super indicados para otimizar o espaço e trazer funcionalidade para a sua cozinha.

Dicas para quartos

Camas: Muitas vezes as camas se tornam o pior vilão, priorize as camas pequenas e com lugares para guardar roupas de cama e utensílios domésticos.

Usar todos os espaços: Na hora da decoração temos a tendência de prestar atenção nos itens mais comuns e esquecemos de alguns espaços importantes como atrás das portas, e nos espaços sobressalentes entres armários e bancadas. Aproveite todos eles!

Prateleiras: Como já dissemos anteriormente, as prateleiras auxiliam na sensação de amplitude, além de serem grandes parceiras na hora de organizar o ambiente. Ainda por cima, possuem um caráter decorativo muito interessante podendo ser da cor da parede ou coloridas.

Decoração Simplificada: Não exagere na decoração, as vezes fazer o simples bem feito é melhor do que rebuscar muito. Espaços exagerados perdem coerência e amplitude. Não esqueça menos é mais!

Dicas para sala

Móveis pequenos: Seja inteligente na hora de comprar os móveis da sala escolha sempre os menores e mais compactos. Evite sofás extremamente volumosos em couros e mesas de muitos lugares. Uma dica interessante é medir o espaço que ficará entre os móveis, o ideal é deixar pelo menos 60 cm entre eles.

Objetos e materiais com reflexão: Já falamos desse assunto anteriormente, mas nunca é demais falar sobre eles. Priorize materiais reflexivos, eles trazem claridade e amplitude para os ambientes. Vamos citar agora alguns materiais com ótima reflexão, que você pode usar na sua sala: mármore, vidro, espelho, aço, objetos acrílicos e alguns tipos de painéis em madeira.

Não esqueça dos cantos: Como nos quartos, aproveitar os cantos e os espaços vazios são de suma importância tanto no aspecto decorativo, quanto no ganho de espaço. Pufes e aparadores são bem indicados para preencherem cantos vazios.

Móveis multiuso: Tenha sempre que puder móveis que exerçam mais de uma função. No mercado existem alguns bancos que podem ser usados para guardar objetos dentro, e outros que possuem almofadas removíveis que servem como mesinha. Você tem a possibilidade de até mesmo usar uma escada como estante. Usem a imaginação nessa hora!

Tapetes claros: Algumas pessoas não gostam de usar tapetes em apartamentos, mas eles ainda são itens de decoração poderosíssimos e ainda ajudam em espaço pequenos. É aconselhável apenas tomar alguns cuidados na hora de escolher a cor e o material. Eleja sempre que puder os tapetes claros com textura mais macias, eles juntam menos sujeira e são mais confortáveis.

Usar plantas: Plantas ajudam bastante em ambientes reduzidos, elas oferecem claridade, frescor e leveza para os ambientes. Se bem planejadas elas podem ajudar muito a sua decoração. Apesar das vantagens elas precisam de alguns cuidados, por isso preste atenção na espécie a ser escolhida, e identifique as que se adequam ao seu estilo de vida.

Fonte das imagens: Pinterest

Espero ter ajudado nesse post. Se tiver alguma sugestão de post, escreva nos comentários e até mais!

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso Blog e se inscreva na nossa Newsletter.


153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page