google.com, pub-7218103450974025, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Como diminuir o custo de uma obra
top of page
  • Foto do escritorRenan Leite

Como diminuir o custo de uma obra


O sonho de construir a casa própria é o desejo de muitas pessoas, mas devemos tomar todas as precauções necessárias para que a obra não se transforme em um grande transtorno. Por isso, estamos trazendo as principais informações que vão ajudar no planejamento da sua obra, para que ela seja mais eficiente possível, evitando gastos desnecessários e desperdícios.

A seguir alguns pontos importantes que separamos para te ajudar a economizar.

Como diminuir o custo de uma obra - Blog Project Studio Arquitetura

1. Planejamento

Vamos começar pelo ponto mais importante que é o planejamento. Nessa etapa você deve traçar todas as diretrizes da sua obra, prevendo todas as etapas e peculiaridades, por exemplo: identificar se o terreno precisa de algum serviço de terraplanagem, a qualidade do solo, custo dos revestimentos, tipo de estrutura que será utilizada, serviços que serão contratados, quantidade de material que deverá ser comprado, cronograma da obra entre outros tópicos que podem variar dependendo da obra.

Contratar um arquiteto é fundamental para essa etapa, ele o auxiliará a fazer o planejamento correto, dessa forma evitaremos desperdícios. Além disso, eles podem adaptar o projeto a sua realidade financeira, dessa forma você não terá o susto do dinheiro acabar e a obra ainda estar no meio ou do custo final exceder o seu orçamento.

2. Compra de materiais

Depois de fazer o planejamento corretamente, aproveite para comprar todo o material de uma só vez, com isso você tem a oportunidade de conseguir melhores descontos com as lojas de materiais de construção. Dá para economizar bastante acredite!

3. Compra dos revestimentos

Lembre-se que existem revestimentos de diversos tipos, ou seja, adapte o seu orçamento para a linha que melhor se adeque a ele. Uma dica é optar por cerâmicas, elas são mais baratas e ajudam a deixar o clima da sua casa mais ameno, ideal para locais mais quentes. Se quiser optar por um piso de madeira, prefira os laminados que são mais baratos, mais fáceis de se instalar e limpar, além de você conseguir removê-los facilmente caso precise. Outra ótima opção são os pisos vinílicos, nós já fizemos um post exclusivo para eles.

O Link vai estar no final do post, caso você queira saber mais sobre esse revestimento.

4. Projeto hidráulico

O projeto hidráulico é uma boa oportunidade para economizar, tente agrupar as suas áreas molhadas para economizar na compra dos canos. Porque quando a cozinha, área de serviço e os banheiros estão juntos você diminui o comprimento das tubulações diminuindo o custo.

5. Design da casa

Priorize os ambientes retangulares, eles facilitam a obra trazendo mais rapidez e menos desperdício. Evite telhados muito detalhados e com inclinações acentuadas, priorize materiais de qualidade, pois telhados mal feitos ou com materiais de baixa qualidade tendem a trazer muitos problemas no futuro, com vazamentos e telhas que soltam precocemente acarretando em mais gastos.

6. Evite mudanças

Um dos maiores gastos que podem ser evitados em uma obra são as alterações no projeto com a obra em andamento, pelo simples fato de desperdiçar materiais e pela extensão da obra, o que acarreta pagar mais para pedreiros e mestres de obra. Outro problema que as mudanças trazem é comprar pouca quantidade de material a preços altos. Então faça de tudo para evitar acréscimos ou decréscimos na sua obra.

Priorize o planejamento sempre!

Leia Também:

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso Blog e se inscreva na nossa Newsletter abaixo.

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page